quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Novo dicionário da Construção Civil


Esses são termos usados frequentemente nos canteiros de obras, estamos mostrando os significados para os leigos não ficarem sem entender nada quando estiverem em um desses canteiros.

Novo Dicionário da Construção Civil
Broxa - Em Portugal é o pincel grande, de pêlos ordinários, empregado em caiação e noutros tipos de pintura pouco apurada. No Brasil a broxa foi desmoralizada.

Barrote - Do francês barrot - Viga de madeira utilizada em construções de fino acabamento. Pontalete (SP) e perna-manca (Norte).
Cachimbo - O oficial que é incumbido de chefiar, ou cachimbar, uma pequena turma de ajudantes ou de outros oficiais, sem o status e o salário do Encarregado ou do Feitor. O artefato é muito útil tanto para Gato, que gosta de gastar pouco, como para o funcionário, que gosta de sonhar muito.

Carpintopedreiro - O carpinteiro que acumula as funções de pedreiro. Pode também ser chamado de pedrocarpinteiro que não prejudica o entendimento.

Civil - Cortês, polido: "Andei com eles [os tropeiros] freqüentemente e achei-os sempre comunicativos e civis." (Afonso Arinos, Histórias e Paisagens).

Construções - Nome que os leigos dão aos serviços. Engenheiro tem que falar é obra! Como é que é? Está obra sai ou não sai?

Cornograma - Gráfico cheio de pontinhas, ou cornos, que esquematiza a execução de um trabalho. É utilizado para melhorar o andamento da obra e surte o mesmo efeito que o ferrão para fazer os bois andarem mais rápido.

Desgastado - Engenheiro orelha-seca com mais de 15 anos no ramo.

Desorganização - Nome mais apropriado destas chamadas "Organizações" existentes por aí.

Elemento vazado - Como o próprio nome diz quer dizer elemento vazado, entretanto - e como o muito óbvio não é coisa de gente normal - a expressão deve ser preterida, até que se arranje outra, pelo sonoroso cobogó.

Engenheiro de obras feitas - Pessoa que se mete a opinar a respeito de tudo quando sua opinião não é ou já não é necessária. Coordenador de obra.

Estraguiário - O estudante que resolve mostrar serviço dentro das empresas.

Fiêti - Marca de equipamentos concorrente da Caterpila.

Gambiarra - Foram inventadas pelos engenheiros eletricistas com aquele rosário de lâmpadas para iluminar provisoriamente um local e, por extensão e com muito sucesso, passou a rotular tudo o que é feito às pressas ou sem caráter definitivo, como a Transamazônica.

Gata Safada - Empreiteira da Construção Civil. Construtora.

Gatinha - Subempreiteira da Gata e sem o status desta. Gato.

Jump - Matéria da Ética Profissional - Dar ordens ou instruções a indivíduo com cargo diferente do imediatamente inferior na escala hierárquica. Receber estas ordens; passar informações a outrem e omití-las do superior imediato. Atravessar o orgasmograma. Acreditam alguns que excessões poderiam ser abertas com os chefes de consumada chatice, omitindo-lhes informações, mas não: as excessões se tornariam regra geral.

Massa - Como todo mundo sabe é a forma reduzida de argamassa. Taponaram os barbacãs com massa e o muro de arrimo ruiu.

Massa gorda - Diferentemente do que se imagina é a argamassa rica em cimento: O matacão entalou na massa gorda.

Obras-de-arte corrente - São os bueiros, pontilhões, etc., ao longo da rodovia. Tendo muito pouco de obra, nada de arte e nem de corrente, o termo serve para diferenciar das obras-de-arte especiais, que são as pontes, os viadutos e os túneis da rodovia.

Orelha-seca - Todos os que trabalham ou trabalharam em obra. Peão.

Orgasmogra
ma - Representação gráfica que indica as inter-relações de chefia dentro da empresa, ou seja, quem está por cima de quem. Quanto mais alto estiver posicionado o indivíduo maior será o salário, e menos costuma trabalhar.

Parede cega - É, apenas, uma parede que não tem portas, janelas ou outra abertura. Parede.

Pé direito
Segundo o Aurélio é o pilar ou muro sobre o qual assenta um arco, uma abóbada, ou uma armação de madeira ou de cantaria: "os pés-direitos, transformados em colunas agrupadas, atiravam-se para o alto a sustentar o peso formidável das arcadas em místico trifólio." (Inglês de Sousa...). Já trifólio, também pelo Aurélio: 4.Geom. Anal. Podária da tricúspide em relação a um ponto do seu eixo de simetria, entre o vértice e a cúspide. Enquanto cúspide é: 7. Geom. Numa curva, ponto duplo em que as duas tangentes são coincidentes; ponto duplo em que o hessiano é nulo.

Hessiano, como todo mundo sabe, é: 1. Determinante funcional que envolve as derivadas segundas de uma função de diversas variáveis. Ora! Determinante, derivadas segundas, função e variáveis são termos colegiais que não valem a perda do tempo.
Cuidado, portanto, ao procurar o significado destes verbetes em outros dicionários. Só o Novo Dicionário é desenrolado.

Pegão
 - Lusitanismo - Encontro (nas cabeceiras das pontes): "Se de fato reassentou praça [Camões] àquela altura, os três anos de serviço, sob o ponto de vista cronológico, ajustam-se como pegões duma ponte ligando margem a margem na sua vida." (Aquilino Ribeiro, Luís de Camões).

Pré-formado - Segundo Platão é o bolo que vai para o forno moldado com as próprias mãos sem necessitar de forma e não tem, pois, nada a ver com Engenharia.

Traquitana - Coisa, pessoa ou invenção desengonçada. Palavra de ampla significação utilizada para rotular o que se acha a meio caminho entre o trem bão e o trem ruim, sem ser nenhum destes. Forma elegante de troço (ó).

Trincar o capacete - Quebrar a cabeça, amalucar, embirutar: Com esta o estraguiário vai trincar o capacete do Chefe.

Fonte:  Revista EngWhere

Nenhum comentário:

Postar um comentário