domingo, 30 de outubro de 2011

COB avalia participação brasileira no Pan



O Comitê Olímpico Brasileiro, ao fim dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, avaliou neste domingo (30) a participação brasileira no México, levando em conta a mete de classificar o maior número possível de atletas para as Olimpíadas de Londres, em 2012. O Brasil garantiu 24 das 93 vagas disputadas. Foi a melhor participação do Brasil em edições de Pan-Americanos fora de casa, conquistando 141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. Com isso, o país superou em Santo Domingo 2003, quando somou 123 medalhas (29 de ouro, 40 de prata e 54 de bronze). Nos Jogos Rio 2007, foram 157 medalhas, sendo 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze.
"Este resultado em Guadalajara é importantíssimo por vários aspectos e demonstra a evolução permanente e consolidada do esporte olímpico brasileiro. Já estamos colhendo os frutos da transformação iniciada com os Jogos Rio 2007, que seguem o nosso planejamento conjunto com as Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos rumo aos Jogos Rio 2016", afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
"Nossa prioridade aqui era conquistar vagas para os Jogos Olímpicos e, com os resultados obtidos, o Time Brasil já conta com um total de 104 atletas de 13 esportes garantidos em Londres 2012. O desafio agora é classificar mais atletas nos torneios qualificatórios que virão pela frente", ressaltou Freire. As 24 vagas conquistadas pelo Brasil em Guadalajara foram nas seguintes modalidades: pentatlo moderno (01), hipismo CCE (05), handebol feminino (14), triatlo (01), canoagem (02) e saltos ornamentais (01), vaga esta que o Brasil ainda luta para confirmar junto à Federação Internacional de Natação. "A vaga é do país e como o México, - ouro e prata no trampolim 3m - já estava classificado para Londres, entendemos que o bronze do Cesar Castro vale a vaga para os Jogos Olímpicos", explicou Marcus Vinícius.
Para o Pan 2011 foram 804 integrantes, sendo 515 atletas (280 no masculino e 235 no feminino). Mais 199 membros de comissões técnicas e somente a área médica contou com 39 profissionais de diversas especialidades.
Nos esportes coletivos, o aproveitamento em Guadalajara foi de 73% com a conquista de medalhas no handebol feminino e masculino, vôlei feminino e masculino, futebol feminino e pólo aquático feminino e masculino. Três esportes mantiveram o número de medalhas do Rio 2007: natação, atletismo e judô . Já cinco modalidades superaram o Rio 2007: tiro esportivo, ginástica artística masculina, ginástica rítmica, levantamento de peso e triatlo. O COB fará uma avaliacao individual com cada Confederação sobre os resultados obtidos por cada modalidade em Guadalajara.
"O desempenho do Time Brasil foi excelente. Hoje, a disputa entre o segundo e o quinto lugares na classificação geral dos Jogos Pan-americanos está cada vez mais acirrada, entre Brasil, Cuba, Canadá e México. A distribuição das medalhas está mais pulverizada", observou o superintendente de esportes do COB, ao ressaltar que a ascensão de Argentina, Colômbia e Venezuela tornará esse quadro ainda mais competitivo. 

Fonte: Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário